Firebird

Autor: Setpoint Tecnologia - 16:28 - 27/08/2012


Conheça o Firebird
Conheça o Firebird em 2 minutos

por Carlos H. Cantu - revisão 1.2 - Abril/2008
Outras traduções : Czech, Português Brasil, Polish, German, Turkish,
Português Portugal, Spanish, Swedish, French, Italian, Hungarian, Bulgarian, Russian
Esse documento também está disponível em formato PDF (em inglês)


Introdução

Se estiver lendo este documento, então provavelmente é o seu primeiro contato com o banco de dados Firebird. Esse documento apresentará as principais características do Firebird. No final, tenho certeza que estará ansioso para baixar o minúsculo instalador e testar você mesmo!


História

O Firebird é derivado do código do Borland InterBase 6.0. Ele tem o código aberto e não possui licença dupla, portanto você pode utilizá-lo em qualquer tipo de aplicação, seja ela comercial ou não, sem pagar nada por isso - é totalmente GRATUITO!

A tecnologia usada no Firebird tem mais de 20 anos, fazendo com que ele seja um produto muito maduro e estável.


Principais Recursos

Não se engane com o tamanho do instalador! O Firebird é um SGBD completo e poderoso. Ele pode gerenciar bancos de dados de alguns Kbytes até dezenas de Gigabytes com boa performance e praticamente sem necessidade de manutenção!

Abaixo segue uma lista dos principais recursos do Firebird:

• Suporte total a Stored Procedures e Triggers
• Transações compatíveis com ACID
• Integridade Referencial
• Multi Generational Architecture
• Consome poucos recursos de processamento
• Linguagem nativa para Stored Procedures e Triggers (PSQL)
• Suporte para Funções Externas (UDFs)
• Praticamente não necessita de DBAs especializados
• Quase nenhuma configuração - instale e já comece a usar!
• Grande comunidade de usuários e vários lugares para se obter suporte gratuito
• Versão embedded do SGBD - perfeita para criação de catálogos em CDROM, aplicações "demo" ou standalone
• Dezenas de ferramentas de terceiros, incluindo aplicações gráficas de administração, replicação, etc.
• Careful writes - recuperação rápida, dispensa o uso de log de transações!
• Diversas formas de acesso ao banco de dados: nativo/API, dbExpress, ODBC, OLEDB, .Net provider, JDBC nativo tipo 4, Python module, PHP, Perl, etc.
• Suporte nativo para os maiores sistemas operacionais, incluindo o Windows, Linux, Solaris, MacOS.
• Backups incrementais
• Builds de 64bits disponíveis
• Total controle de cursores em PSQL
• Tabelas de Monitoramento
• Triggers de conexão e transação
• Tabelas temporárias

Teste agora!

Testar o Firebird é uma tarefa muito fácil. O instalador não tem mais que 5 MB (dependendo do sistema operacional escolhido) e é totalmente automatizado. Você pode baixá-lo do Site oficial do Firebird. A última versão estável é a 2.5.

Note que o servidor Firebird é disponibilizado em três variações: SuperServer, Classic e Embedded. Comece com a SuperServer. Atualmente, a versão Classic é indicada para máquinas com mais de um processador e em algumas situações específicas. O SuperServer compartilha o cache entre as conexões com o banco e utiliza threads para gerenciar cada conexão. A versão Classic inicia um processo independente do servidor para cada conexão estabelecida.

A versão embedded é uma variação fantástica do servidor. Consiste em um servidor Firebird completo composto por apenas alguns arquivos. É muito fácil de distribuí-lo, pois não há necessidade de instalação. Torna-se ideal para o uso em catálogos em CDROM, versões de avaliação de utilitários ou aplicações standalone.

O Firebird vem com uma série de utilitários de linha de comando que permitem criar bancos de dados, recuperar estatísticas, executar comandos e scripts SQL, efetuar backups e restores, etc. Caso prefira uma ferramenta com interface gráfica, existem inúmeras opções para a sua escolha, incluindo opções gratuitas. Veja a lista no final deste documento para ter uma idéia por onde começar.

No Windows, o Firebird pode ser executado como um serviço ou no modo de aplicação. O instalador pode criar um ícone no Painel de Controle do Windows que permite a você iniciar ou parar o servidor.


Documentação

Há um número enorme de documentos, FAQs e artigos disponíveis no site oficial do Firebird. Você também pode verificar se no seu país existe uma comunidade ou lista de discussão a fim de obter suporte em sua língua nativa.

Todas estas informações podem ser encontradas nas diversas seções do site oficial do Firebird. Acesse periodicamente o site www.firebirdnews.org para ficar atualizado quanto às notícias mais recentes do mundo Firebird.


Para todos os tamanhos de BD

Algumas pessoas pensam que o Firebird é um SGBD para ser usado apenas com pequenos bancos de dados ou poucas conexões. Elas estão erradas! O FB é usado com grandes bancos de dados e considerável número de conexões. Um bom exemplo foi mostrado na Softool'06, onde o Avarda (ERP russo) estava rodando com um servidor Firebird 2.0 Classic e um número médio de 100 conexões simultâneas, acessando um banco de dados de 120GB com 700 milhões de registros! O servidor era uma máquina bi-processada (2 CPUs - Dell PowerEdge 2950) com 6GB de RAM.


Documentos e manuais

Site oficial Firebird
Firebird Official Documentation Project (QuickStart and general guides)
Firebird Online Manual (Admin, PHP, PSQL, etc.)
FirebirdFAQ
Firebird News

Setpoint Tecnologia