Setpoint SPED

Autor: Setpoint Tecnologia - 11:24 - 23/08/2012


Setpoint SPED

O que é o Projeto SPED?

O Projeto SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, oficializado em Jan/2007, trata-se de uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato digital específico e padronizado. Desta forma, o SPED irá contribuir para a redução dos custos com o armazenamento de documentos e também para minimizar os encargos com o cumprimento das obrigações acessórias, além de possibilitar uma maior segurança.


O PROJETO SPED É COMPOSTO POR OUTROS SUBPROJETOS


Setpoint SPED

1 - Nota Fiscal Eletrônica

O primeiro projeto a ganhar popularidade no meio empresarial foi o da Nota Fiscal Eletrônica e hoje após pouco tempo de implantação a maior parte das empresas já trabalha de forma tranquila com essa novidade. A Setpoint Informática disponibiliza a seus clientes o plugin SetpointNFE, integrado ao Freedom ERP, que permite a geração dos arquivos das notas fiscais eletrônicas, backup do XML e envio de DANFE e XML por email através do módulo SetpointSPED. Clique aqui para saber mais sobre nota fiscal eletrônica!


Setpoint SPED

2 - SPED Fiscal

Reúne em um único arquivo diversas informações fiscais de interesse do fisco. Com assinatura de Protocolo entre a Receita Federal, Secretarias de Fazenda Estaduais e Municipais, em 27/08/05, a criação do SPED se tornou não só oportuna, mas um imperativo das Administrações Tributárias que, com o desenvolvimento deste projeto, poderão obter informações com mais qualidade, desonerando o contribuinte da trabalhosa e cara tarefa de manter estas informações em papel.

EFD (Escrituração Fiscal Digital): A Setpoint oferece aos seus clientes no módulo Setpoint SPED um mecanismo para geração de toda a gama de informações referentes ao SPED EFD.

EFD-Contribuições (Escrituração Fiscal Digital - PIS/COFINS): A EFD-PIS/Cofins trata-se de um arquivo digital instituído no Sistema Publico de Escrituração Digital – SPED, a ser utilizado pelas empresas contribuintes do PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não-cumulatividade.

A Instrução Normativa RFB nº 1.161, de 31 de maio de 2011, prorrogou excepcionalmente, para o quinto dia útil de fevereiro de 2012, a apresentação da Escrituração Fiscal Digital do PIS/Pasep e da Cofins – EFD-PIS/Cofins em relação aos fatos geradores ocorridos no ano-calendário de 2011;

A Setpoint está implementando no módulo Setpoint SPED os mecanismos necessários para geração de tais informações (EFD PIS/COFINS), portanto, se sua empresa se enquadra no perfil descrito acima, entre em contato conosco.


Setpoint SPED

3 - SPED Contábil

O SPED Contábil visa a substituição da emissão de livros contábeis (Diário e Razão) em papel pela sua existência apenas digital, para empresas não enquadradas no simples nacional.

Por tratar-se de uma obrigação de empresas de médio e grande porte e/ou empresas cuja contabilidade é terceirizada, a Setpoint não desenvolveu nenhuma solução de SPED Contábil, ficando a cargo dos escritórios contábeis sua geração e envio.


Setpoint SPED

4 - CT-e Conhecimento de Transporte eletrônico

O Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e) é um modelo de documento fiscal eletrônico e visa substituir os diversos documentos fiscais relativos ao transporte rodoviário, aquaviário, ferroviário, etc, e futuramente multimodal. Desenvolvido em conjunto entre as Secretarias de Fazenda Estaduais (SEFAZ) e Receita Federal do Brasil (RFB).

Se sua empresa necessita emitir o CT-e, a Setpoint coloca-se à disposição para implementar esta funcionalidade.


Setpoint SPED

5 - NFS-e - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é o projeto que substitui o equivalente documento fiscal impresso e está sendo desenvolvido em conjunto pela Receita Federal do Brasil (RFB) e a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF). A Setpoint já dispõe de módulo para transmissão de NFS-e para os seguintes municípios: Curitiba/PR, PinhasPR, Campo Largo/PR e Nova Friburgo/RJ.

Caso necessite de desenvolvimento para o seu município, entre em contato e solicite uma proposta.

Setpoint Tecnologia